Home Staging: descubra o que é e como aplicar essa técnica


Buscando destacar os imóveis de maneira multissensorial e de forma a torná-los mais atrativos para um futuro comprador, o conceito de Home Staging foi criado em 1972 pela corretora de imóveis Barb Schwarz, nos Estados Unidos.

Barb percebeu que, ao mudar alguns detalhes da aparência do imóvel, o mesmo era vendido mais rapidamente e com um valor superior ao anunciado.

O que é o Home Staging?

Home Staging é sobre preparar o imóvel para melhorar sua aparência, destacar seus pontos fortes e auxiliar para que o mesmo seja vendido por um valor superior e de forma rápida.

Esse deve ser o primeiro passo na hora de anunciar o seu imóvel. Assim, você evitará perder tempo ao anunciar uma propriedade que não chame a atenção do público desejado e que não receba a procura que você esperava.

O que faz um Home Stager e quanto custa o seu serviço?

O profissional que realiza esse trabalho irá destacar os pontos fortes do imóvel, melhorando a sua aparência e tornando-o agradável aos olhos dos futuros compradores. 

Deve ser alguém que conheça o mercado imobiliário e entenda o público que busca pelos imóveis, para criar algo que chame a atenção dessas pessoas. 

Quanto ao custo, o valor pode ser pago por hora trabalhada ou por meio de comissão – varia de 1% a 5% do valor da venda. No caso de corretores que realizam essa função, o valor será pago juntamente com a comissão da venda. 

Segundo especialistas, um trabalho de Home Staging bem feito pode elevar em até 15% o valor do imóvel. 

Posso preparar meu imóvel para venda sozinho?

Sim. É possível que, ao seguir as dicas, você consiga preparar o seu imóvel e acelerar a venda. 

Porém, um profissional da área é indispensável para quem deseja fazer isso de forma mais efetiva, já que ele prepara visualmente e ensina técnicas de venda.

Quais são os benefícios do Home Staging?

Quando um comprador vai procurar pelo novo imóvel, as fotos se tornam o meio principal para atrair a atenção. Por isso, tanto o home stager quanto o fotógrafo são essenciais para o sucesso da venda. A preparação do imóvel pode envolver desde reparos elétricos até a decoração, que é o ponto principal.

É a mescla perfeita entre design de interiores, estratégias de marketing e boas noções do mercado imobiliário. Seu principal objetivo é transmitir uma imagem positiva e fazer com que o imóvel fique marcado na mente dos potenciais clientes, gerando o desejo que resultará na compra

Estatísticas comprovam que nas casas e apartamentos onde a técnica foi realizada a venda foi até 80% mais rápida. 

Como fazer Home Staging? Confira essas 6 dicas

  • Visita técnica: O primeiro passo é conhecer o imóvel é olhá-lo com os olhos de um futuro comprador. Verifique se os móveis estão distribuídos da melhor maneira e se a decoração está adequada e torna o imóvel mais interessante. 

É essencial verificar se há reparos elétricos e hidráulicos que precisam ser realizados também.

  • Entenda o potencial comprador: Qual o público-alvo do seu imóvel? Se é uma casa, tem espaço para quantas pessoas? Como seria a família que buscaria morar neste bairro? O que eles esperam encontrar? 

Entender o potencial comprador é fundamental para que a estratégia seja direcionada especificamente para a persona que se poderá se interessar pelo imóvel.

  • Elaboração da proposta: Após conhecer o imóvel e entender qual público-alvo ele atende, o profissional de Home Stager irá buscar as melhores soluções para amenizar o que não agrega valor e destacar os pontos fortes da casa ou do apartamento. 

Nesta etapa, ele fará uma estimativa do investimento necessário para realizar o trabalho da melhor maneira possível.Também escolherá os pontos do imóvel que devem ser melhorados e o que deve ser feito para atrair os olhares do público.

  • Registro do imóvel: Essa parte é crucial para o sucesso do trabalho. Fotos e vídeos devem ser tiradas de forma estratégica para evidenciar os pontos principais da propriedade. 

O fotógrafo e o profissional que realiza o vídeo deverão ser recebidos pelo Home Stager e pelo proprietário para que, com a ajuda deles, destaquem o que realmente vale a pena ser registrado e selecionar os melhores arquivos para a edição.

  • Marketing: Depois de registrar por meio de fotos e vídeos, chegou o momento de anunciar o imóvel para que mais pessoas tenham acesso a ele. 

Neste ponto, uma descrição envolvente e a escolha das melhores fotos é crucial. É também importante contar com o apoio de uma imobiliária que invista em tecnologia e em relacionamento para garantir que a sua propriedade chegará para o público-alvo.

  • Imóvel anunciado: Depois de todo esse trabalho, o imóvel estará pronto para ser anunciado e receber visitas. 

Conte com a ajuda de um time de corretores competentes e de bom networking nesse processo.

 

Confira esse vídeo para saber mais do assunto:

Home Staging: fotos de antes e depois da aplicação da técnica

Crédito das imagens: Natalia Duarte

Como funciona o Home Staging no Brasil?

A prática no Brasil se tornou popular recentemente, quando o número de imóveis disponíveis para venda aumentou. Com a competitividade, os profissionais e os proprietários tiveram que se reinventar para atrair os olhares do público consumidor.

A técnica é cada vez mais presente e sua importância também está sendo cada vez mais reconhecida neste mercado.

Por aqui, muitos corretores além de intermediar a venda do imóvel, atuam na função de Home Stager. Em especial no mercado de alto padrão, contar com essa ajuda é fundamental para quem deseja vender o seu imóvel de forma rápida e por um valor diferenciado. 

Ficou fácil perceber a importância dessa técnica no processo de compra e venda, não é? Depois de entender o que é Home Stager acho difícil que você não utilize essas técnicas no seu imóvel.

Contar com o auxílio e o conhecimento de quem já conhece o mercado, atua nessa área e possui expertise no assunto é fundamental. Por isso, a contribuição dos corretores e da equipe de marketing da Jeremias Rodrigues Imóveis de Alto Padrão é essencial para o sucesso da sua venda. 

Jeremias Rodrigues
Privacidade I Termos de serviço