Condomínio sustentável: o que é, benefícios e exemplos

Cada vez mais as pessoas se preocupam com o meio ambiente e com os malefícios causados pela exploração do homem.

Mudar todo o mundo pode ser uma tarefa complicada, mas é possível realizar pequenas ações que irão gerar grande impacto para a sua comunidade e cidade. 

A ação humana já derrubou inúmeras árvores, caçou diversos animais e produziu lixo em excesso. Porém, a partir dos anos 70, as pessoas passaram a reparar o dano gigantesco que essas ações estão causando.

A natureza já não conseguia mais repor o impacto causado da mesma forma e, por isso, muitas pessoas em todo o mundo passaram a realizar práticas que visam preservar a natureza. Como exemplo, podemos citar o condomínio sustentável. 

condominio-sustentavel

O que é um condomínio sustentável?

Um condomínio sustentável é um empreendimento que busca minimizar os danos causados ao meio ambiente por meio de práticas realizadas por seus colaboradores e moradores.

Para isso, algumas medidas são realizadas como, por exemplo, evitar o desperdício de recursos naturais, poluição do ar e das águas e qualquer outra ação que possa provocar desequilíbrio ambiental. 

Algumas ações simples podem ser realizadas como: destinar corretamente o descarte do lixo com o uso de lixeiras específicas para cada tipo de material, uso racional da água e energia elétrica e preservação das áreas verdes.

São pequenas ações como essas que impactarão na comunidade, irão educar crianças para que elas cresçam com consciência e melhorarão a qualidade de vida dos moradores construindo um ambiente melhor para todos. 

Quais os benefícios da sustentabilidade em condomínios residenciais?

Há inúmeras vantagens sobre viver em um condomínio sustentável:

Ambiente agradável para todos

Com a preservação das áreas verdes, o condomínio se tornará mais fresco e arejado.

Os moradores poderão realizar caminhadas, corridas ou atividades ao ar livre com uma bela vista e em um ambiente fresco e com sombra. 

Para os que amam ler, se sentar embaixo de uma árvore e poder se entreter em seu livro será um daqueles momentos inspiradores. Com o cultivo das árvores, pássaros de diferentes espécies irão entoar cantos no espaço.

Caso o condomínio sustentável ainda conte com uma horta, todos os seus moradores poderão se deliciar com temperos e ervas frescas retiradas na hora para o consumo. 

Além disso, este tipo de ambiente melhora a qualidade do ar e, consequentemente, da vida das pessoas que ali habitam.

Redução de custos

Outro fator que conta muito em um ambiente sustentável é a redução dos valores pagos em contas como água e luz, graças ao uso racional dos mesmos.

Com o tempo, as medidas que visam a economia e o uso inteligente da água e da energia elétrica irão refletir nos gastos da manutenção do condomínio, esse fator pode reduzir até mesmo as taxas condominiais. 

Valorização do imóvel

Como é extremamente raro encontrar um condomínio sustentável e cada vez mais pessoas se interessam por este tipo de moradia, os imóveis nessas condições costumam ser valorizados.

Educar as crianças

Um artigo publicado pela revista Science aponta que os jovens se preocupam cada vez mais com o meio ambiente

Morar em um condomínio sustentável possibilita o contato com o meio ambiente desde o início da vida, o que formará adultos mais conscientes e responsáveis. 

As crianças agem por repetição, então, se elas visualizarem adultos cuidando do meio ambiente e agindo de forma consciente, elas repetirão os feitos e serão uma geração mais ecológica e sustentável.

6 ideias de projetos ambientais para condomínios

Compostagem

Uma ideia muito simples e que pode ser realizada facilmente é a compostagem.

A ideia consiste em transformar restos de alimentos em compostos e reduzir o volume do lixo. 

Para ser realizado, é necessária a instalação de composteiras e a colaboração dos moradores, que deverão depositar seus resíduos orgânicos em local apropriado para isso. 

Horta orgânica

Outra ideia simples e eficaz consiste em plantar seus alimentos de forma orgânica (sem o uso de insumos artificiais), isso será benéfico para a saúde e também para o seu bolso.

Ter uma horta comunitária no condomínio possibilita que os moradores tenham alimentos frescos e com mais sabor.

Outro ponto importante é que, praticar a agricultura em centros urbanos auxilia na redução da emissão dos gases de efeito estufa, já que o plantio irá evitar o transporte dos alimentos por longa distância. 

Além disso, possuir uma horta comunitária irá ajudar na socialização entre os moradores do condomínio, pessoas que antes nem se conheciam, irão desfrutar do mesmo espaço e deste convívio poderão surgir amizades. 

Cultivar abelhas

Todos conhecemos a importância destes animais e sabemos que é cada vez mais raro encontrar abelhas pela cidade.

Por isso, é importante que no condomínio sustentável as abelhas sejam bem-vindas. Para isso, cultive abelhas sem ferrão e plante árvores que as alimente. Todo o condomínio e a comunidade só terão a ganhar com esta ação. 

Cisternas

Outra alternativa sustentável é a reutilização da água da chuva, de piscinas e dos aparelhos de ar-condicionado. 

As cisternas são reservatórios que fazem a captação e armazenamento da água da chuva, possibilitando até 50% de economia nas contas de água. 

Painéis solares

Outro já conhecido método de sustentabilidade em imóveis é a instalação de painéis solares. 

Locais como Taubaté e Pindamonhangaba, no interior de São Paulo, costumam ser bem ensolarados e o uso de painéis como estes será extremamente benéfico. 

Coleta seletiva

Outro simples método usado em condomínio sustentável é a coleta seletiva. 

Basta que os moradores separem seus lixos e os descartem nos locais indicados, essa tarefa simples é extremamente benéfica para a comunidade e para o meio ambiente. 

Algumas cidades como Taubaté já adotam essa prática mesmo fora de condomínios. 

3 exemplos de condomínios sustentáveis em SP

Condomínio Vila da Mata - São Roque/SP

O condomínio Vila da Mata reúne o que há de melhor entre o sustentável e o Alto Padrão. 

Condomínio Parque da Cidade - São Paulo/SP

Combinação perfeita entre o sustentável, o moderno e o funcional.

Condomínio Ouro Ville - Taubaté/SP

O Ouro Ville é conhecido na região do Vale do Paraíba por possuir uma vista maravilhosa e um contato direto com a natureza. 

condominio-sustentavel

Conclusão

Os condomínios sustentáveis são cada vez mais procurados e a tendência é que cada vez mais pessoas se interessem por imóveis em locais assim. 

Se você se interessou e quer conhecer mais opções de condomínios com essas características no Vale do Paraíba, converse com um de nossos corretores!

Jeremias Rodrigues
Privacidade I Termos de serviço