Pontos turísticos de Taubaté: o que fazer e principais lugares!

Taubaté está sempre na boca do povo, seja por ser a Capital Nacional da Literatura Infantil, por ser conhecida como a cidade da falsa grávida ou por ser a cidade de grandes nomes como Hebe Camargo e Cid Moreira

A cidade cada vez mais moderna mas que mantém o charme interiorano é definitivamente um local ótimo para morar e passear. Por este motivo, hoje vamos te apresentar os melhores pontos turísticos de Taubaté.

Com 374 anos, Taubaté passou por muitas mudanças desde a sua fundação como vila por Jacques Félix. Cresceu e hoje se destaca como um grande pólo industrial e movimenta uma economia cada dia mais próspera.

Para quem ama viver próximo da natureza, a cidade também oferece muitas opções, vamos detalhá-las durante o artigo. 

Quais são os principais pontos turísticos de Taubaté (SP)?

Taubaté possui um vasto patrimônio cultural com muitos museus e lindos parques. Confira alguns destes lugares:

  • Museu Monteiro Lobato

Um dos pontos mais visitados pelas famílias é o Museu Monteiro Lobato que fica localizado dentro do Sítio do Picapau Amarelo. São mais de 20 mil metros de área verde e muita diversão para crianças e adolescentes.

No museu, você irá conhecer mais da história do escritor e ver de perto alguns dos móveis originais da chácara do avô de Monteiro Lobato, além de conhecer a biblioteca  e conferir alguns dos exemplares originais. 

No período da tarde, toda a turma do sítio se encontra e apresenta divertidas peças teatrais para as crianças. Mas temos certeza que os adultos também vão adorar e se divertir muito com as aventuras da Emília e de todos os personagens. 

  • Museu Amácio Mazzaropi
  • Para quem adora conhecer museus, temos mais uma opção imperdível. Entre os pontos turísticos de Taubaté, o Museu Amácio Mazzaropi é um dos mais conhecidos a nível nacional.

    O personagem caipira, das décadas de 50 e 70, arranca sorrisos de todos mesmo nos dias atuais. O Jeca Tatu, como ficou conhecido, tem sua história estampada nos corredores do museu.

    No local, você vai conhecer os bastidores dos mais de 30 filmes lançados pelo ator. 

    Conheça os mais de 20 mil ítens, como alguns dos objetos originais dos cenários, equipamentos cinematográficos da época como projetores e câmeras, além de roupas e muitas fotos.

    Uma verdadeira viagem no tempo do cinema! O Museu fica ao lado do Hotel Mazzaropi, um dos melhores hotéis da região. 

    • Mercado Municipal

    Mais um lugar característico da cidade é o Mercado Municipal, mais conhecido como mercadão, este é um dos pontos turísticos de Taubaté mais visitados. 

    Aqui, você terá acesso às mais variadas frutas, legumes e verduras, além de se deliciar com aquele pastel e caldo de cana típicos da feira. O mercadão fica no centro da cidade.

    Nos finais de semana, acontece a Feira da Barganha – evento que teve início no período colonial e que perdura até os dias de hoje.

  • Casa do Figureiro

Um dos pontos turísticos de Taubaté preferidos de quem ama artesanato é a casa do Figureiro. No local, artesãos se reúnem para criar as mais belas obras. 

A casa fica no bairro Imaculada, local onde também acontece a festa do Folclore no mês de agosto.

  • Quiririm

O charmoso distrito de Quiririm é, de todos os pontos turísticos de Taubaté, o mais romântico! Quem ama boa gastronomia e cenários com arquitetura clássica irá se apaixonar por este local.

O local mantém viva a cultura italiana mesmo anos após os primeiros imigrantes povoarem o distrito. Sua arquitetura, suas festas e seus moradores fazem com que a tradição desse charmoso distrito fique viva dia após dia. 

Prepare-se para se deliciar em restaurantes como a renomada Cantina Gadioli e não deixe de ver o sol se pôr no mirante do Quiririm. 

Próximo dali, os melhores condomínios de luxo da cidade se concentram, entre eles, o Condomínio Green Park e o Condomínio Residencial Terras de San Marco.

pontos-turisticos-taubate-condominio-green-park
  • Parque do Itaim

Do outro lado da cidade, o Parque do Itaim fica próximo do CAVEX (Comando de Aviação do Exército), e além da bela paisagem do local conta também com peças teatrais da turma do PicaPau Amarelo e muito espeço para as crianças.

Reserve um dia para conhecer o local, realizar um piquenique e participar dos eventos que ocorrem no espaço.

O que tem para fazer em Taubaté à noite?

Os que amam sair à noite não podem deixar de conhecer a Avenida Itália!

O local concentra os melhores restaurantes e bares da cidade e possui estabelecimentos para os mais variados públicos. Recomendamos o Yta Bar para quem aprecia bons drinks e boa comida.

Taubaté possui também diversas baladas e espaços para shows e eventos como o Tangaroa Hall. 

Veja os pontos turísticos próximos à Taubaté (SP)

Com suas praias paradisíacas, Ubatuba fica distante apenas 1h40 de Taubaté. Se prepare para cenários deslumbrantes e relaxe perto do mar!

Para os amantes do campo e de uma temperatura mais amena, Campos do Jordão é o local ideal. Conhecida por seu festival de inverno, a cidade é visitada durante todo o ano por pessoas que vêm de todos os lugares do mundo.

Passe o dia conhecendo suas belas paisagens e, à noite, se delicie em um dos restaurantes do Capivari.

Para os que amam Campos do Jordão, mas preferem um lugar um pouco mais reservado, recomendamos Santo Antônio do Pinhal. O refúgio para quem ama estar perto da natureza é também um dos locais com os imóveis mais luxuosos da região. 

Casa em Santo Antônio do Pinhal

O que tem para fazer em Caçapava?

Caçapava é a típica cidade do interior, onde todos se conhecem e seus moradores amam contar as histórias por trás da construção de suas ruas e casas. Lugar perfeito para relaxar e apreciar o dia.

Um dos seus pontos turísticos mais conhecidos é o Batalhão de Infantaria do Museu do Ipiranga. 

Conheça nossas opções de imóveis em Caçapava.

Outra cidade tipicamente interiorana e próxima de Taubaté e Caçapava é a cidade de Tremembé. Seu principal ponto turístico é o Santuário e Basílica do Senhor Bom Jesus de Tremembé.

A praça da basílica é visitada principalmente no final do ano, devido a belíssima decoração natalina presente no local. 

Tremembé é também o local do requisitado condomínio Campos do Conde, local perfeito para quem deseja morar em um local tranquilo e seguro para toda a família. 

Onde ver o pôr do sol no Vale do Paraíba?

Além da inquestionável qualidade de vida, um dos pontos fortes de morar no interior é poder ter acesso a vistas incríveis e a um céu limpo, sem poluição.

Para quem ama ver o pôr do Sol, recomendamos o Mirante do Quiririm, o Pico de Itapeva em Pindamonhangaba e o Pico Agudo em Santo Antônio do Pinhal.

Além disso, alguns condomínios possuem um mirante próprio, como é o caso do Condomínio Ouro Ville, em Taubaté. 

Mirante de Quiririm

Vale a pena morar em Taubaté (SP) e aproveitar esses pontos turísticos?

Essa mistura perfeita entre morar no interior sem deixar de lado a modernidade, torna Taubaté um dos destinos preferidos de quem busca por qualidade de vida. 

Além dos belíssimos pontos turísticos, a cidade possui ótimas opções de imóveis para todos os gostos. Inclusive, já mencionamos aqui no blog quais são os bairros nobres da cidade e também falamos de como é a experiência de morar em Taubaté.

Com seus mais de 317 mil habitantes (dados de 2020 do IBGE), Taubaté segue de braços abertos para novos moradores e visitantes. 

Conclusão

Depois de tudo o que trouxemos neste artigo, acho impossível que você não queira conhecer Taubaté, correto?

Quando estiver por aqui, não deixe de vir conhecer nossa unidade e tome um café conosco.

Privacidade I Termos de serviço