Casa ou apartamento? Veja qual é a melhor opção para você!

Cada família tem necessidades e desejos muito específicos e uma das tarefas mais desafiadoras – e prazerosas – é a escolha entre casa ou apartamento. Por isso, viemos te auxiliar nessa escolha mostrando os prós e contras de cada opção.

Esses dois tipos de imóveis tem suas características particulares e cada um irá atender melhor determinados públicos. Você faz questão de possuir um quintal ou prefere uma vista panorâmica do alto? 

E a área de lazer, espaçoso e com vista para o céu ou isso não interfere? Continue lendo e veja mais particularidades para te ajudar a fazer a melhor escolha.

O que é melhor: casa ou apartamento?

Depois de decidir comprar um imóvel, o primeiro passo é conversar com quem divide o mesmo teto que você e entender quais as necessidades de cada um. Depois, pensar nas experiências passadas. No caso, se você já morou em casa, como foi a experiência? 

E sobre quem morou em apartamento, moraria novamente? Tenha tudo isso em mente para iniciar sua pesquisa. Mas, continue lendo, porque vamos listar mais detalhes sobre a experiência de viver em casa ou apartamento. 

Vantagens de morar em um apartamento

  • Segurança: Contar com uma portaria 24h é o ideal se você procura segurança e tranquilidade para você e sua família.
    Você não precisará se preocupar com pessoas batendo à sua porta durante todo o dia e o sistema de vigilância ajuda a afugentar os criminosos. 
  • Praticidade: O ambiente reduzido facilita muito a higienização do local e te ajudará a manter tudo em ordem. 
    Além disso, muitos apartamentos contam em seus condomínios com academia, área de lazer, piscina, sauna, salão de beleza, etc. Esse fator é determinante para quem procura realizar todas as suas funções sem precisar se deslocar.
  • Proximidade de comércios: Boa parte dos condomínios com apartamentos ficam em locais próximos do centro ou em bairros nobres da cidade.  
    Essa localização privilegiada é um ponto determinante para quem deseja ter tudo por perto, sem precisar de grandes deslocamentos para ir ao supermercado, farmácias, escolas, etc.
    Esse fator também é vantajoso para quem quer economizar tempo e gastos com transportes, leve isso em consideração na sua escolha.
  • Economia: Como a maioria dos apartamentos conta em seus residenciais com uma infraestrutura completa, seus gastos com lazer como academia ou reservar salão de festas serão inexistentes. 
    E, mesmo precisando pagar a taxa condominial, você não precisará se preocupar com os custos da manutenção da fachada do imóvel, em contratar aquele jardineiro para cuidar do paisagismo ou ainda pela limpeza da piscina.
  • Tranquilidade: Para quem passa muito tempo longe de casa a trabalho e mora sozinho, possuir um apartamento é essencial para sair do seu lar tranquilamente sem preocupações. 

Confira aqui se você tem perfil para morar em apartamento.

Desvantagens de morar em um apartamento

  • Privacidade: Isso é um fato já conhecido por todos. Como terão vizinhos próximos, você precisará conviver com eles nas áreas comuns e, dependendo do prédio, o áudio ao redor também poderá impactar na sua rotina.
  • Regras do condomínio: Todos os residenciais possuem suas regras e, como morador, você precisará respeitá-las.
    Além do pagamento das taxas do condomínio que, se não forem feitas, poderão te impedir de frequentar as áreas de lazer do prédio.
  • Garagem: Muitos prédios disponibilizam apenas uma vaga de garagem, o que pode ser um problema se você precisa de mais espaço para guardar seus automóveis..
casa-ou-apartamento

Quais as vantagens e desvantagens de morar em uma casa?

Aqui no interior, morar em casa é uma tradição seguida pela maioria das pessoas. Confira abaixo os prós e contras dessa escolha:

Vantagens de morar em uma casa

  • Área externa: Morar em uma casa, na maioria das vezes, significa contar com um quintal com tamanho ideal para crianças e animais de estimação se divertirem. Além de possuir uma garagem mais espaçosa e privativa.
  • A decisão é sua: Você decide sobre como será a fachada, o jardim, a piscina, etc. Não haverá nenhuma votação para decidir sobre a decoração natalina, por exemplo.
  • Segurança: No caso de imóveis em condomínio fechado, você também contará com segurança 24h e não precisará se preocupar com a segurança da sua família. 
  • Área de lazer: Também no caso de condomínios fechados, é possível usufruir da área comum e também possuir um espaço privativo no seu imóvel, construindo uma área gourmet diferenciada para receber os amigos mais próximos e familiares.
    Você poderá contar com a área de lazer do condomínio além da própria!

Desvantagens de morar em uma casa

  • Custo elevado: Os custos com a manutenção que são indispensáveis para a conservação da casa ficarão por sua conta. E, no caso do condomínio fechado, há também a taxa condominial. 
  • Menos segurança (caso você não opte por um imóvel em condomínio fechado).
    Caso escolha por uma casa fora de condomínio, você precisará se preocupar com a segurança do imóvel, leve isso em consideração na sua escolha. 

Afinal, como escolher entre casa ou apartamento?

Mesmo depois de tudo o que ressaltamos acima, você ainda está em dúvida para escolher entre casa ou apartamento? Calma, para facilitar a sua decisão, vamos te apresentar duas listas…

Apartamento é ideal para quem:

  • Viaja frequentemente e precisa morar em um local seguro;
  • Não quer ter trabalho na manutenção do imóvel;
  • Gosta de viver em meio a várias pessoas;
  • Busca por praticidade.

Casa é ideal para quem:

  • Quer conforto e liberdade, para ter tudo do seu jeito;
  • Necessita de um espaço amplo;
  • Ama animais de estimação de grande porte;
  • Tem muitos carros;
  • Não gosta de altura ou de elevadores.

Casa ou apartamento: alugar ou comprar?

Além de escolher entre uma opção e outra, é também necessário definir se você irá comprar ou alugar um imóvel.

Sobre isso, temos um artigo te explicando passo a passo como funciona a compra de uma propriedade. 

Confira este vídeo para te ajudar a tomar a melhor escolha:

Conclusão

No Brasil, 23% da população mora em apartamento e 76% em casas, segundo dados fornecidos pela Leila Lustre, gerente de Casa e Decoração no evento Mercado Livre Experience.

Agora que você já sabe quais as vantagens e desvantagens entre casa ou apartamento, aproveite para conferir as nossas opções no site

Encontre o imóvel ideal para você e sua família e marque uma visita com um de nossos corretores, se surpreenda com o atendimento personalizado e diferenciado da Jeremias Rodrigues Imóveis de Alto Padrão.

Privacidade I Termos de serviço